top of page
Buscar

Condromalácia Patelar e exercício

  • Foto do escritor: Mônica Moreno
    Mônica Moreno
  • 16 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

A condromalácia patelar, também conhecida como condropatia patelar, é um desgaste na articulação do joelho que acomete principalmente a patela. Pode ocorrer por múltiplos fatores, principalmente associados ao sedentarismo. O enfraquecimento da musculatura ocasiona sobrecargas nas articulações, fazendo com que estas estruturas absorvam os impactos do dia a dia, o que é função do MÚSCULO, que por sua vez absorve e distribui as sobrecargas impostas pela movimentação diária, seja uma simples caminhada ou até mesmo para o esporte, fitness, etc.

Os sintomas de dor são intensos e na maioria das vezes acomete as mulheres. Subir e descer escadas, agachar e até mesmo andar pode ser muito doloroso para quem apresenta condromalácia.

O exercício é efetivamente promissor ao atenuar os sintomas de dor nos quadros de condromalácia patelar, mas alguns cuidados são essenciais para que não provoque ainda mais desgaste nesta região. Controlar a amplitude de movimento, fazendo o mais curtinho e evitando os 80º de flexão do joelho é uma alternativa eficiente, mas como mensurar isso? Bom, sem um personal do lado realmente fica difícil...tente então evitar agachar demais, ou no Leg Press faça um movimento mais curto que o normal, na dúvida peça ajuda do professor de sala que poderá te orientar, a amplitude de movimento e o controle são cruciais para que apresenta essa patologia. Outra dica de ouro é a escolha dos exercícios...menos é mais! Opte por exercícios em cadeia fechada, onde os pés estão apoiados a uma superfície, como agachamentos, Leg Press 45, Leg Press horizontal, sempre com muita cautela no número de repetições e peso. Procurar sempre um profissional qualificado para atender as suas necessidades fará diferença nos resultados do seu treino :)



Bom treino!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page